12/07/2022 às 16:37 Gestação

5 DICAS PARA VOCÊ TER UMA GESTAÇÃO SAUDÁVEL

4
3min de leitura

A importância de uma gravidez feliz para mãe e bebê 

Para ter uma gravidez saudável, a mulher deve entender que tudo em seu corpo pode afetar o bebê que está em desenvolvimento. Dessa forma, ao se esforçar para que sua gravidez seja feliz e saudável, a mulher garante ao filho saúde e qualidade de vida antes mesmo de seu nascimento. 

Ás demandas diárias e à “loucura” do mundo NÃO é nada fácil, colocando o foco no que realmente importa, ou seja, você e seu bebê. Para as mamães de primeira viagem, funciona assim: sua agenda estará repleta de consultas, exames e atividades ligadas à gestação como à compra do enxoval entre inúmeras atividades.

Portanto, vamos lá: você está grávida ou pretende engravidar em breve? Então, siga nossas dicas e aproveite o momento para cuidar de vocês!

1. Tenha uma alimentação saudável

A boa alimentação na gravidez contribui para o controle de ganho de peso materno durante o período. Assim, prevenindo a ocorrência de doenças que podem estar relacionadas, como o diabetes gestacional e a pré-eclâmpsia. 

Dessa forma, manter uma dieta equilibrada ajuda no desenvolvimento do bebê e contribui para que a mãe tenha uma gestação tranquila. Além disso, alimentos corretos asseguram que a mulher tenha reservas biológicas necessárias também para a fase pós-parto. Consequentemente, favorecendo a alimentação do bebê e contribuindo para melhorar seu sistema imunológico.

2. Atividades físicas regulares

Tenha a prática de atividades físicas, elas devem ser feitas tanto por gestantes que já eram ativas ou ate mesmo se você tinha uma rotina sedentária. Para as primeiras atividades, pode-se manter a modalidade habitual, mas não se esqueça de avisar o instrutor da sua academia que vocês esta gestante, ele vai montar um treino compatível com o período gestacional; já para as segundas, a orientação é optar por atividades de intensidade leve, como caminhadas ou, até mesmo, yoga para gestantes.

3. Cuide da saúde mental

A gravides na pandemia/pôs pandemia tem como agravante a soma entre a sensibilidade natural da gestação, o medo e incertezas que esse período acaba gerando na vida de todos. Por isso, é essencial para a gestante cuidar de sua saúde mental, estresse psicológico na gestação aumenta as chances de depressão pós-parto, evitando estresse e ansiedade, fatores que podem ser prejudiciais ao bebê. Tente realizar atividades relaxantes em casa, encontre formas de relaxar como meditação ou hobbies que vocês gosta, procuro dormir bem, tente participar de consultas com profissionais especializados através de atendimento remoto. O importante é manter os cuidados com a saúde mental.

4. Pré-natal adequado

Ir às consultas periódicas e realizar os exames é imprescindível. Dessa maneira, pode-se acompanhar as condições pré-existentes e decorrentes da gestação e tomar as medidas necessárias para o melhor desfecho possível. Confira as vantagens e os principais objetivos de um pré-natal

  •  identificar doenças, como hipertensão, diabetes e problemas do coração, que permitirão medidas de tratamento para reduzir os riscos para mãe e para o bebê,
  • detectar alterações fetais, má formação e doenças genéticas. Algumas delas, quando tratadas em fase inicial permitem ao recém-nascido uma vida normal, 
  • preparar a mulher no período da gestação, psicológica e fisicamente,
  • fornecer orientações sobre hábitos de vida, higiene pré-natal, sono, alimentação e outras orientações que sejam necessárias. 

5. Vacinas em dia

As vacinas são muito importante, sejam do calendário nacional de imunização, indicadas em situações especiais ou pertencentes às campanhas de imunização, são muito importantes. Elas previnem uma série de infecções na mãe e no bebê, bem como garantem a proteção para os seus primeiros meses de vida. Procuro o posto de saúde próximo da sua casa, converse com um agente de saúde.

12 Jul 2022

5 DICAS PARA VOCÊ TER UMA GESTAÇÃO SAUDÁVEL

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp